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Giro Litoral Setentrião de São Paulo divulga resultados em dois anos de atuação — Revista Hotéis % - Divulgando Buscadores noticias e artigos
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Giro Litoral Setentrião de São Paulo divulga resultados em dois anos de atuação — Revista Hotéis %


Instituído oficialmente no início de 2019, o Consórcio Intermunicipal Rodeio Litoral Setentrião de São Paulo, prestes a completar dois anos de atuação, consolidou a região porquê resultado integrado de turismo, somando suas atrações e fornecedores. Sonho macróbio das cidades que compreendem a região (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) para unificar o desenvolvimento do turismo e atuar de forma conjunta ampliando resultados, o consórcio turístico alcançou importantes resultados tanto em geração de negócios, quanto em divulgação e desenvolvimento de marca. O sucesso foi tão grande que atraiu o município de Bertioga, que também passou a fazer secção da região turística do Litoral Setentrião de São Paulo em agosto de 2019.

Atuando de forma associada à Secretaria de Turismo do Estado, Ministério do Turismo, EMBRATUR e entidades porquê SEBRAE, ABAV, ABIH e UNEDESTINOS, o Rodeio Litoral Setentrião de São Paulo alçou novos voos em sua trajetória rumo à integração e profissionalização do Turismo na região, com foco no desenvolvimento de um direcção cada vez mais poderoso pátrio e internacionalmente.

As ações regionais da Secretaria de Turismo de Estado são geradas via consórcio, garantindo rapidez e integração na estratégia turística. Neste ano, foi desenvolvido o Projeto de Rotas Cênicas, que planeja intervenções turísticas durante todo o trajectória das rodovias pelo Litoral Setentrião, porquê paradouros, mirantes, totens informativos, estacionamentos, sinalizações e também o Projeto de Rotas Turísticas, que visa fabricar rotas temáticas regionais com a núcleo do lugar porquê Roteiros Gastronômicos, de Ecoturismo, Culturais, de Turismo Náutico, Religiosos, de Façanha, entre outros.

O Rodeio Litoral Setentrião gera economia no compartilhamento dos custos de todas as ações estratégicas e promocionais – porquê observatório de turismo, feiras, marketing do dedo, famtours, treinamentos, assessoria de prelo – além de permitir maior exposição ao somar o resultado turístico de cinco municípios que se complementam na oferta. É uma instrumento de gestão pública inteligente criada na lei dos Consórcios 11.107/2005. Gera benefícios e uma consciência de união aos municípios.

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Segundo o secretário Executivo, Gustavo Monteiro: “o consórcio passa a ser uma entidade fundamental na gestão intermunicipal, pois é profissionalizante, apartidário e é um facilitador de negócios entre o poder público e o trade de turismo. Com planejamento complementar aos planos de Turismo municipais, conta com o espeque das Secretarias municipais de Turismo, grandes realizadores deste consórcio, mas também da Secretaria Estadual e Ministério do Turismo, facilitando esse relacionamento através da política de regionalização do Turismo, com ações estratégicas e práticas gerando negócios diretos para quem faz sobrevir, o trade turístico. Desenvolver e gerar demanda qualificada para o trade regional é nossa luta diária e temos conseguido isso com humildade e união”.

Negócios gerados

Tendo a movimentação da economia pelo turismo porquê um dos principais objetivos, o consórcio realizou, entre 2019 e 2020, diversas ações de capacitação e treinamento com os fornecedores do trade e operadores de polos emissores no Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, Bolívia e EUA, assim porquê rodadas de negócios e encontros entre agentes públicos e privados que atuam no Turismo.

Foi o caso do 1º Encontro do Rotação Litoral Setentrião, realizado em outubro do ano pretérito em São Sebastião, que resultou no cadastro, conhecimento e geração de negócios entre murado de 250 empresas, e possibilitou a integração entre autoridades locais, estaduais e profissionais do trade com palestras e workshops de relevância. No ano pretérito, o Giro também se destacou entre as rotas turísticas do Estado, sendo a primeira a ser contemplada com o programa Investe Turismo, do MTUR, que conta com investimento inicial de R$ 200 milhões para impulsionamento do Turismo e geração de empregos em rotas estratégicas.

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Retomada do turismo

De consonância com Ney Carlos da Rocha, secretário de Turismo de Bertioga, “Fazer secção do Consórcio Litoral Setentrião propicia à Bertioga uma maior visibilidade porquê turismo de cocuruto valor. Outro importante ponto é a possibilidade de projetos conjuntos com outros municípios, com rateio de ações porquê a divulgação pátrio e internacional das cidades, marketing do dedo, Observatório de Turismo regional, dentre outras ações que somadas passam de um milhão de reais de investimento. Fora isso, os investimentos vindos dos governos federalista e estadual tendem a ir prioritariamente para aqueles que trabalham de forma regional, em detrimento dos individuais”.

Durante a pandemia, buscando uma opção para manter o mercado aquecido e concordar os empresários locais, o consórcio lançou uma campanha de antecipação de vendas, que gerou mais de 120 novos negócios ativados nas cinco cidades, apresentando o trade regional a operadores porquê CVC, Decolar, Abreutur, Orinter e Interep. Com o sucesso da ação e orientação regional em foco, o consórcio atraiu dois novos operadores que irão lançar, ainda neste ano, o orientação Litoral Setentrião em portfólio: a FRT Operadora e a Compass Brazil, qualificando a oferta de turistas.

Para a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Gago, a ação consorciada fortalece a missão de tornar a cidade um orientação turístico reconhecido e procurado pátrio e internacionalmente. “Esse grupo de cinco cidades representa o Litoral Setentrião participando de dezenas de feiras e eventos nacionais e internacionais, ações de marketing, desenvolvimento, fomento e ações para a retomada do turismo e da economia no período pós-pandemia do coronavírus, possibilitando, dessa forma, fortalecer e impulsionar nosso trabalho, e contribuindo para atingir e buscar o turista em todo o esquina do mundo, encantando-o com a formosura da região, o potencial no ecoturismo, na gastronomia, na cultura e no setor hoteleiro”, ressalta.

Integração entre as cidades

Outro ponto fundamental na ação consorciada de municípios é a união para ampliar resultados. E, no Litoral Setentrião de São Paulo, o consórcio turístico vem propiciando essa convergência de atrações, fornecedores, equipamentos e serviços de forma consolidada.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela, Bianca Colepicolo, fazer secção do Rodeio Litoral Setentrião só engrandece o sorte. “Em peculiar pela integração dos parques estaduais. As cinco cidades, juntas, têm uma grande suplente de Mata Atlântica, com formosura indescritível à cercadura-mar que pode ser roteirizada e vendida porquê uma experiencia única para viajantes de todo o país e do mundo. O Litoral Setentrião tem uma conexão muito possante com o paulista, que vem aproveitar a praia. Mas ele aproveita muito pouco dessa vocação porquê rumo de natureza e façanha. Por isso, estar consorciado tem atraído a atenção de agências e operadoras de grande porte do mundo todo, que passam a se interessar no fado porquê um todo”.

Tanto na massiva participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, quanto na potencializada divulgação da região porquê um único resultado turístico, o Giro Litoral Setentrião teve, até agora, grande triunfo em reunir as semelhanças e particularidades de cada cidade integrante de forma equiparada e precisa.

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De entendimento com o secretário de Turismo de Ubatuba, Potiguara do Lago, as ações que o consórcio vem desenvolvendo junto com as secretárias de Turismo das cinco cidades são muito importantes para reuni-las porquê uma região grande e não somente porquê um sorte só. “Para nós, essas ações têm sido fundamentais, pois, sozinhos, não teríamos recursos suficientes para estar em todos esses eventos que participamos pelo Giro Litoral Setentrião. Temos uma visibilidade maior do que teríamos se fossemos somente uma cidade isolada no planta. Essas ações, que antes eram pulverizadas, ficaram mais fortes e frequentes”, afirma.

Já Adriana complementa que, com a atual gestão de São Sebastião presidindo o consórcio, foi provável contribuir de forma atuante e responsável, liderando na forma de gerir e gerenciar. “A Prefeitura de São Sebastião participou de 55 feiras e eventos de turismo no Brasil e no exterior, sendo 31 internacionais e 24 nacionais. Os investimentos em feiras nacionais e internacionais de turismo resultam em um incremento de 45% da economia lugar, favorecendo assim a geração de tarefa e renda”.

O Giro Litoral Setentrião procura a consolidação dos destinos de praia porquê produtos integrados de Turismo (Foto: Pixabay/JillWellington)

Outra ação importante que rendeu bons frutos tanto para o empresariado, quanto para as gestões municipais, foi o Observatório de Turismo, que fornece dados porquê estimativas de demanda turística, movimento nas rodovias e rodoviárias regionais, número de empregos gerados pelo segmento e evolução das taxas de ocupação dos meios de hospedagem para estudo do comportamento do setor e aprimoramento de seu desenvolvimento. “As cidades têm muitas coisas em generalidade, mas cada uma tem suas particularidades que formam uma região muito diversificada. O consórcio tem feito ações interessantes porquê o Observatório de Turismo, tanto para o turista, quanto para os empresários e as prefeituras, que apresenta o fluxo, o perfil do turista e diversas outras informações que nos auxiliam a trabalhar melhor o planejamento do setor”, reconhece o representante da pasta em Ubatuba.

Renovação e consolidação de marca

Ampliar a participação do dedo da região e solidar uma marca renovada e moderna também foi um dos pilares da atuação do Rotação Litoral Setentrião no período. Mesmo antes da pandemia, que afetou de forma significativa o mercado turístico e as relações do consumidor com as empresas, o consórcio já vinha investindo em ferramentas digitais para invadir relevância entre os turistas e o trade.

Além de ampliar as informações de experiências e fornecedores no site, foi criada uma seção de blog, onde entram publicações institucionais e assuntos relevantes aos empresários e visitantes do Litoral Setentrião paulista; assim porquê um ducto no YouTube, para apresentar as principais potencialidades da região. Entre as estratégias também estão os impulsionamentos e investimentos em redes sociais e buscadores, assim porquê assessoria de prelo e relações públicas.

Na estratégia do dedo, o consórcio prevê que o funil de conversão atraia o turista pelo teor relevante impulsionado ou pela procura de assuntos de interesse encontrados no sorte – buscadores – e gera fluxo para o site recheado de informações atualizadas semanalmente e com a oportunidade de acessar os fornecedores para realizar essa experiência. A teoria é gerar negócios diretos para o trade turístico, sendo eles o fado final do funil de conversão.

Pensando em incrementar a divulgação do fado, o Giro já realizou duas viagens com canadenses – uma para prelo e outra para operadores – e, para um horizonte próximo, planeja focar em polos emissores da América do Sul e outros estados brasileiros, já com uma press trip sobre protocolos seguros marcada para novembro com a mídia boliviana, que procura outras opões dentro da América do Sul para substituir o Caribe porquê fado. “O Consórcio soma muito no que se diz reverência à divulgação, participação em mídias, assessoria de informação muito possante, levando o nome das cidades e do consórcio para uma heterogeneidade muito grande de meios de informação e fazendo com que tenhamos uma visibilidade no mercado turístico”, completa a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.

O Giro Litoral Setentrião teve um papel fundamental para tornar a região o principal orientação regional do Estado de São Paulo, devido a sua integração na oferta de experiências complementares e formatação de produtos regionais pelo trade lugar, que entrega essas experiências de forma segura e inovadora. O objetivo é posicionar a região porquê principal rumo de turismo de natureza e praia do Brasil, concorrendo com destinos nacionais já consolidados na escolha dos visitantes nacionais e internacionais.

Para saber as experiências e atuação do Consórcio, acesse circuitolitoralnorte.tur.br




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