Porquê anda sua imagem nas redes sociais? Profissional destaca 5 dicas de ouro para edificar SEGS


Em meio ao turbilhão de informações diárias na internet, ter um nome que ganhe o status de marca a ser lembrada auxilia, definitivamente, na subida profissional. A expert Aline Bak compartilha boas estratégias de personal branding

Uma marca pessoal é quase porquê a corporativa. Só que em vez de anunciar um resultado ou serviço, você divulga a si mesmo. Não importa se você é um empreendedor, profissional liberal ou palestrante, por exemplo. Em todos esses casos, é provável edificar sua marca e, assim, invadir domínio e aprimorar o seu negócio.

Porquê exemplo de personalidade que criou e consolidou uma marca pessoal poderoso, a consultora em negócios e perito em marketing de influência do dedo Aline Bak destaca o apresentador Fausto Silva, hoje no comando do programa “Faustão na Band”. A atração, que estreou no último dia 17, fez com que a emissora registrasse a maior audiência em pontos, na Grande SP, desde 2015. “Faustão, um dos maiores comunicadores do Brasil, sabe se orar incrivelmente muito com pessoas de todas as classes sociais e, ou por outra, tem um tom altamente humanizado em seu exposição”, diz Aline Bak, “E, ao levar para a Band sua marca pessoal, garantiu o sucesso da estreia”, conclui.

“Edificar uma marca pessoal significa expor ao mundo quem você realmente é e tudo aquilo que representa em determinado segmento”, destaca a expert. “É sobre influenciar a percepção das pessoas sobre você mesmo e estabelecer sua credibilidade e reputação, porquê profissional”, completa.

Ou seja, se estiver disposto a destinar tempo e esforço corretamente, você poderá se tornar uma marca que conquista seus potenciais clientes com facilidade. Supra de tudo, será gratificante transmudar seu nome em top of mind, naquele matéria. Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar nesse processo:

1) Defina suas áreas de especialização. Seja sua marca pessoal ou mercantil, você precisa mostrar o que representa e porquê as pessoas devem reconhecê-lo. Enfim, todo mundo é perito em alguma coisa. “Inclua, portanto, seus interesses e habilidades em todas as descrições nos perfis de mídia social. Eles servirão porquê palavras-chave que vão ajudar seu nome a manar em resultados de pesquisa relevantes quando alguém buscar por estas informações”, diz Aline.

2) Seja onipresente. É importante ter uma poderoso presença na web. “Idealmente, você deve ter um blog pessoal e uma conta em cada uma das principais plataformas digitais que se encaixem na natureza do seu negócio, porquê Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e LinkedIn”, diz a profissional. “Aliás, também deve ter um ducto no YouTube, caso decida gerar teor de vídeo”.

3) Invista em postagens envolventes e humanizadas. Fabricar teor sedutor significa adotar uma abordagem criativa para os tipos de atualizações que você compartilha com sua rede. Não tenha temor de falar sobre suas próprias conquistas ou juntar fatos interessantes sobre sua vida pessoal (por exemplo, viagens e hobbies). Lembre-se: a mídia social é sobre indivíduos em primeiro lugar.

4) Mantenha uma imagem consistente. Ter uma personalidade muito definida é importante. Da mesma forma que uma empresa precisa definir previamente sua missão, visão e valores. Se, por exemplo, um comentarista político determinar mudar radicalmente de partido de repente, sem incerteza, vai perder muitos fãs da noite para o dia. Do mesmo modo, você também deve permanecer congruente com suas ideias e com as formas de apresentá-las. “Isso vai tornar sua pessoa memorável e confiável”, diz Aline. “Ou por outra, você pode escorchar uma reputação impecável, se um de seus perfis propalar conteúdos que não correspondam à voz da sua marca”.

5) Seja genuíno. Fabricar teor genuíno vão ajudar você a estabelecer uma conexão mais profunda com seu público, incentivando a fidelidade à sua marca. “Inclusive postagens que prezam pela originalidade, normalmente, têm maior engajamento. Antes de tudo, as pessoas são seres emocionais. Ao combinar imagens impactantes com legendas autênticas, você certamente se destacará e se tornará uma pessoa memorável”, diz a perito.

Sobre Aline Bak: Aline Bak é perito em marketing de influência do dedo, consultora e estrategista de influência do dedo e de negócios digitais. Atua há oito anos no mercado de marketing do dedo e é formada pela FAAP (Instalação Armando Alvares Penteado-SP), em São Paulo, com especialização no Instituto Europeodi Design (IED) em Barcelona, na Espanha. Aline ajuda a empreendedores e grandes marcas a construírem marcas sólidas nas mídias digitais. Ela ministra palestras e treinamentos e desenvolveu método próprio e individual. Atualmente, tem mais de 300 mentorados, que acompanha, junto com sua equipe.

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