Desde pequeno, ouço que o ano só começa no Brasil em fevereiro ou depois do Carnaval. Já adulto, descobri que pode até ser verdade para muitas empresas, de quem ano fiscal só começa em março. O que não quer expor que as coisas estejam paradas e os negócios não estejam sendo fechados. Muito pelo contrário. O indumento é que ainda estamos no primícias do ano e é nesse embalo que gostaria de dividir com vocês alguns insights importantes na elaboração de um planejamento estratégico de marketing eficiente para o novo ano.
Primeiro o principal: tenha perspicuidade do propósito de seu negócio e do legado que procura edificar. Sem isso, você pode concluir criando um projecto incrível, mas que lhe levará na direção errada. Utilizar ferramentas porquê Lean Canvas, ou até o mesmo Business Model Canvas, pode ajudar a entender melhor o seu negócio e estruturar o seu planejamento estratégico.
Depois faça uma boa estudo de mercado. Já pensou em participar de um jogo, mas sem saber as regras? Debutar um planejamento sem saber o mercado tem efeito parecido, porque saber o mercado significa mapear e compreender melhor quais são suas deficiências, características, concorrentes, experiência entregue aos clientes e oportunidades.
Com base na estudo, é provável traçar o perfil de um determinado público e edificar uma persona. E cá vão algumas dicas para essa lanço:
a) Pense no ser humano porquê um todo: seus hábitos, estilo de vida, trabalho, rotina e família. Isso ajudará a enxergar não exclusivamente quem é a sua persona, mas entender qual o valor que o negócio/resultado pode gerar para ela e adequar a linguagem e o teor a ser produzido para as ações de planejamento.
b) Mesmo resultado, diferentes personas, diferentes propostas de valor: nem sempre o nosso resultado terá a mesma proposta de valor para todas as personas. Ter essa perspicuidade ajudará na definição do planejamento e nas futuras ações de posicionamento e informação.
c) Além de definir quais personas queremos impactar, também precisamos mapear quais não são interessantes para o negócio.
Com as personas definidas, é hora de adequar a linguagem e o teor a ser produzido para as ações de planejamento. É hora de pensar nos seus objetivos. Esse é um ponto fundamental para elaborar um projecto de marketing. Ao colocar um objetivo, é preciso especificar claramente o que deseja com as suas estratégias, para que as ações sejam assertivas e focadas. Nesse contexto, ao definir as metas, o profissional também pode pensar nas métricas e KPIs (indicadores de performance) aplicáveis a cada caso.
A metodologia SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Oportuno) garante não exclusivamente a nitidez sobre quais são as metas, mas também que elas foram estabelecidas de forma que seja provável atingi-las. Isso faz com que toda organização possa trabalhar de forma transparente e orientada por objetivos comuns.
Com as metas estabelecidas, elabore um cronograma de ações. Esse é um ponto fundamental para gerar uma sinergia no marketing do dedo, porquê uma maneira de potencializar cada ação realizada. Pensando nos diferentes canais escolhidos para utilização, optar por um cronograma que explore o sumo de alcance é muito importante.
Com o cronograma finalizado, é hora de por a mão na tamanho! A produção de teor a ser veiculado é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Considere todas as pesquisas e pontos levantados para gerar diferentes e assertivos formatos de pacto com o público.
Por término, mas não menos importante, monitore os resultados. É preciso pensar porquê cada ação será acompanhada e verificada nesses termos. Para isso, é preciso definir as ferramentas de monitoramento. O Google Analytics é um exemplo bastante utilizado e efetivo nos planejamentos. Esses são exclusivamente alguns insights para você debutar seu planejamento. Eu fico por cá e libido um “Feliz Ano Novo” para todos vocês.
Hugo Rosso é diretor de Operações Acadêmicas da Do dedo House e perito em Marketing Do dedo.