“Aprenda a fazer Marketing Do dedo estudando cinco minutos por dia”. Postagens porquê essas tm sido vistas cada vez mais nas redes sociais, muito porquê no YouTube. So contedos que prometem capacitar um profissional em somente poucos passos. Para entender por que esta demanda tem desenvolvido e qual a importncia de descrever com um perito na rea, a equipe do Coletiva.net conversou com profissionais do setor.
Para a head de Marketing na Lojas Lebes e integrante do Grupo de Marketing da Associao Riograndense de Propaganda (ARP), Fabiana Londero, o aumento deste tipo de posts est relacionado ao desenvolvimento das redes sociais, pois, dessa forma, tambm se abriu espao para pessoas, empresas e instituies venderem e comprarem. Com isso, os internautas, sejam eles com boas ou ms intenes, visualizaram oportunidades de ampliarem seu espao.
As “solues imediatas” ento surgem porquê forma de atrair novos pblicos, que querem investir em Marketing e ainda no sabem porquê comear. No entanto, refora, Fabiana, “no existe frmula mgica, milagrosa, nem mesmo varinha de condo. O que eu acredito que exista so tcnicas e conhecimento aprofundado de profissionais qualificados, sejam eles com pequena ou grande experincia, para pequenas, mdias e grandes empresas”.
J Paulo Csar Dias, mais espargido porquê PC Dias, scio e head de Estratgia na Eyxo, destaca que, para examinar o caso, preciso calcular o contexto. Ele acredita que no Brasil o empreendedor mdio tem que fazer tudo basicamente na empresa, tem dificuldades no seu negcio e no possui, necessariamente, recursos. Por isso, acaba muitas vezes na procura por essas dicas rpidas, que no acontece por uma m inteno, mas somente uma tentativa de sobrevivncia.
No entanto, ao mesmo tempo, assim porquê existem pessoas que querem ajudar, tambm h uma quem acaba se valendo do momento econmico em baixa para tirar vantagem. “Manifestar que isso existe porque o empreendedor quer fazer desta forma injusto. Acho que ele tem uma premência gigantesca, to grande quanto suas carncias, na maior secção das vezes, e ento ele precisa improvisar”, destacou PC Dias.
A importncia de um perito
Fabiana Londero, head de Marketing da Lebes, e PC Dias, scio e head de Estratgia da Eyxo. Crdito: Reproduo/Linkedin
Neste sentido, o publicitrio com MBA em Marketing, tambm divide as situaes das empresas, entre as iniciantes, que no tm escolha e por isso toleram leste tipo de contedo, e aquelas que possuem projeo e buscam atingir objetivos mais especficos, em um cenrio competitivo. Para ele, os empreendimentos com mais tempo de estrada precisam de um profissional que seja capacitado para planejar e executar uma estratgia que atenda as dores e objetivos do negcio. “No d para admitir que uma marca que tem pretenses, siga improvisando nesta rea, embora o que a gente enxerga de contedo a todo tempo em todas as plataformas tentem nos convencer disso: ‘de marqueteiro e louco todo mundo tem um pouco'”.
Para elucidar, PC Dias traa um paralelo com a Sade. “Quando tenho doena, eu vou procurar um profissional. E isso que marcas que tm pretenses de se projetarem nos centenrios competitivos precisam fazer, se ladear de especialistas para conseguirem chegar onde querem.”
Relaes-pblicas com MBA em Marketing, Fabiana defende que no adianta um trabalhador ter exclusivamente teoria, preciso executar, determinar, testar, mensurar resultados e se preciso, comear tudo de novo. “Levante profissional qualificado agiliza e facilita processos, d ritmo ao time, engaja outras pessoas com sua capacidade de compartilhar conhecimento e negocia com demais reas atuantes da companhia.”
Alm disso, para atuar na rea necessrio ter a capacidade para saber o pblico meta, entender a premência do cliente, saber exprimir, entender as estratgias e saber executar. “Acredito que o Marketing no somente a rea de Comunicao e/ou Vendas, mas levante profissional transita entre as reas de Vendas, Comunicao, Compras, Institucional e faz da sua rea de atuao um ponto de atuao 360, facilitando relaes entre todos os seus pblicos”, finalizou Fabiana.