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Porquê utilizar o marketing de teor na sua plataforma - Divulgando Buscadores noticias e artigos

Porquê utilizar o marketing de teor na sua plataforma


O marketing do dedo tornou-se uma das metodologias mais usadas por empresas na atualidade.

Com foco em divulgações e campanhas online, a intenção é transmudar usuários em novos clientes (os chamados “leads”) e, com isso, aumentar a venda dos empreendimentos.

O sucesso do marketing do dedo está diretamente relacionado com a crescente presença da internet e a mudança do perfil dos consumidores.

De congraçamento com a pesquisa TIC Domicílios, murado de 70% da população brasileira tem aproximação à rede, o que representa mais de 126 milhões de pessoas.

Ou por outra, o e-commerce (negócio eletrônico) também teve largo desenvolvimento no Brasil. O setor movimenta mais de R$ 26,4 bilhões todos os anos, tendo um aumento gradativo a cada semestre.

Diante desse cenário, não há porquê evadir do mundo do dedo. Por isso, é cada vez mais generalidade o investimento em estratégias de divulgação online, seja para pequenas empresas de medicina do trabalho, até para grandes multinacionais.

Porquê o Marketing de Teor pode ajudar nas divulgações online?

O marketing de teor é uma ação estratégica que visa atrair o público por meio do fornecimento de informações, materiais e assuntos de subida relevância, sendo provável engajar os potenciais clientes.

Dessa maneira, ele atrai, envolve e gera valor para as pessoas, pois o teor não é exclusivamente útil, mas passa uma mensagem certa para um público-branco específico.

O marketing de teor é uma das principais estratégias dentro do marketing do dedo, visto que a internet oferece amplas possibilidades de geração de materiais ricos, com facilidade de divulgação.

Vale ressaltar que o marketing de teor faz secção do Inbound Marketing, que atrai o público sutilmente, ao contrário da publicidade sensacionalista tradicional (Outbound Marketing).

De maneira simples, podemos reunir que:

“O marketing de teor está dentro do Inbound Marketing que é uma estratégia do Marketing Do dedo”.

Apesar de parecer um pouco multíplice, a prática é muito mais simples. Por exemplo, uma distribuidora de papel de parede pode produzir um vídeo educativo, instruindo o público sobre a instalação de seu resultado, ao invés de investir em uma propaganda apelativa e agressiva.

Porquê resultado, o público se sente informado sobre um pouco, sem ter que dar zero em troca. Isso cria uma relação de fidelidade e proximidade, sendo mais fácil engajar os usuários e transformá-los em leads.

A estratégia é tão eficiente que mais de 70% das empresas brasileiras já adotam o marketing de teor.

Além de atrair o público para a sua empresa de modo assertivo, a produção de teor relevante também tem outras vantagens, entre as quais:

  • Aumenta as chances de concretização de venda;

  • Amplia a presença da sua marca no mercado;

  • Oferece visibilidade da empresa no mundo online;

  • Educa o consumidor para entender mais sobre o resultado/serviço.

O marketing de teor também cria uma relação direta da empresa com o público. Ao oferecer informações relevantes, os usuários sentem que podem descrever com a domínio do seu negócio para sanar dúvidas.

Porquê consequência, isso cria uma demanda, que pode influenciar diretamente nas vendas dos serviços.

Por exemplo, uma empresa dedetizadora pode informar os usuários sobre o risco da presença de ratos e baratas em uma residência, incluindo a propagação de doenças.

Com isso, pessoas que sofrem com essas pragas sentem crédito no teor divulgado e podem entrar em contato com a empresa para fechar um negócio.

Outra vantagem é o preço. Geralmente, o investimento em marketing de teor custa 62% menos do que em estratégias de marketing tradicional, além de gerar 3 vezes mais leads.

Isso faz com que até empreendimentos com poucos recursos financeiros, porquê uma clínica popular, consiga aumentar o lucro com a produção de teor, tendo mais eficiência na divulgação de seus serviços.

As taxas de conversão dos usuários também são altas. O marketing de teor consegue atrair 6 vezes mais leads do que estratégias que não utilizam a produção de informações relevantes (a porcentagem é de 2,9% contra 0,5%).

Diante de todos esses benefícios, separamos algumas dicas de porquê usar o marketing de teor na sua plataforma do dedo, para colaborar com a lucratividade da sua empresa. Confira aquém!

Dicas de marketing de teor para a sua plataforma

Antes de mais zero, o planejamento em marketing de teor depende diretamente da definição do público-cândido.

Finalmente, grafar uma informação sobre pintura epoxica, por exemplo, tem que interessar indústrias que procuram por esse serviço, de maneira assertiva e objetiva.

Por essa razão, toda estratégia de marketing de teor precisa levar em conta o perfil médio dos principais clientes.

Para isso, recomenda-se que a empresa realize uma pesquisa de mercado e, assim, defina as principais características do seu público.

Feito isso, é provável investir em ações na plataforma da empresa para a conversão de leads.

01: Tenha um blog dentro do seu website

Os blogs são ótimos canais para a divulgação de teor. O ideal é que eles estejam em uma secretaria do website da empresa, para que você produza materiais atrativos, explicativos e educativos aos usuários.

Imagine que a sua empresa venda impressora de código de barras. O seu blog pode moderar um texto falando sobre a origem das etiquetas, a valimento do código de barras para os processos logísticos e outras curiosidades sobre o tema.

Assim, quando o usuário procura pelo tema, pode encontrar o seu texto/blog e indiretamente ser levado para o site da empresa.

02: Diversifique o teor

A produção de teor não significa somente a elaboração de textos. Aliás, é recomendável variar formatos, com o uso de imagens, vídeos, animações, gráficos, entre outros recursos.

Isso torna o material ainda mais atrativo aos usuários, além de possibilitar a inserção em outras plataformas, porquê as redes sociais.

Por exemplo, ao invés de grafar um texto científico sobre um relatório de impacto ambiental, talvez seja mais atrativo a produção de um infográfico interativo.

Assim, a empresa pode publicar a informação não só na plataforma/blog, mas também no Facebook, para que mais pessoas possam consumir o teor.

03: Invista em técnicas SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das técnicas mais usadas dentro do marketing de teor.

Resumidamente, ele consiste na otimização para os mecanismos de procura, isto é, o uso de palavras-chave específicas, em uma determinada quantidade de vezes, que permite ampliar a visibilidade nos buscadores, porquê o Google.

Assim, o site/blog da sua empresa pode eclodir nas primeiras páginas dos mecanismos de procura, o que gera mando para a empresa e melhores chances de conversão de usuários.

04: Tenha uma plataforma responsiva

Murado de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular. Isso representa 56% dos 126 milhões de usuários, uma porcentagem bastante significativa e que diz muito sobre o comportamento dos consumidores digitais.

Por essa razão, é fundamental que a sua plataforma tenha responsividade, ou seja, ofereça uma boa navegação pelos dispositivos móveis.

Finalmente, os usuários dão preferência para websites e blogs que podem ser acessados pelos celulares, de modo fácil e rápido, do que para plataformas pesadas e com carregamento lento.

Isso influencia diretamente na produção de teor, visto que os materiais também devem ser responsivos.

Enfim, os usuários podem desistir de ver um vídeo que não tem um formato capaz para o celular, ou não encolher qualquer material com entrada somente pelo computador.

Ou seja, além de pensar no próprio teor, o marketing também deve atenção à tecnologia.

05: Aprofunde os conteúdos e informações

Por tratar de um público muito grande, além da própria pluralidade dos usuários, é recomendável fabricar conteúdos mais aprofundados, mormente para pessoas que desejam saber mais sobre o seu resultado e/ou serviço.

Por exemplo, um consultório pode fornecer um kit acadêmico odontológico para os leads que demonstraram interesse, ou para usuários que se cadastraram na lista de e-mails da empresa.

O aprofundamento de informações está em consonância com um dos objetivos do marketing do dedo, que é justamente educar o público para saber mais sobre o seu resultado e/ou serviço.

Demais, a estratégia também permite fidelizar os clientes, pois eles recebem novos conteúdos atualizados.

Uma das formas mais eficientes – e muito usada pelas empresas – é a produção de e-books. Porquê o próprio nome já diz, o material é uma espécie de livro eletrônico, com informações pertinentes e de maior abrangência sobre a temática.

Os e-books podem ser fornecidos por meio do e-mail marketing, ou diretamente na plataforma da empresa, a partir de um botão de download.

É interessante que as empresas peçam um contato de e-mail aos usuários, em troca do e-book, para o cadastramento dos leitores na plataforma.

Dessa maneira, é provável enviar outros materiais via e-mail, mantendo um relacionamento próximo com os potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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