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Para sua empresa crescer, você precisa saber disso!


Presença Do dedo

Para crescer na internet (e fora dela) é preciso saber quem você é, aonde você está e onde deseja ir; leia as dicas no blog Presença Do dedo

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

19 jul 2021 às 09:17

Alice perguntou: Gato Cheshire… Pode me expor qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.
(Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas)

Essa frase muito famosa do filme Alice no País das Maravilhas ilustra com sublimidade uma das maiores dores que muitos empreendedores sofrem: querer crescer mas não saber para onde ir.

Muitos empresários sonham em crescer na internet e fora dela, e para atingir esse objetivo, muitas vezes trabalham de sol a sol, perdem horas de sono, abrindo mão de sua família ou da sua vida pessoal. Mas, apesar de todo esforço, podem estar remando o navio para o lado contrário, ou pior ainda, movimentando cada remo para uma direção dissemelhante.

Isso acontece porque para um incremento sustentável, é necessário responder três perguntas muito simples: quem você é, aonde você está e onde deseja ir. Sem saber estas respostas, por mais que você se empenhe e trabalhe, os resultados podem nunca comparecer, causando aquela sensação de fadiga e frustração, muito generalidade no mundo dos negócios.

Por mais simples que possa parecer, responder essas perguntas pode ser muito multíplice. É necessário um profundo conhecimento dos negócios da veras e principalmente humildade e honestidade consigo mesmo.

Aliás, é preciso saber seu mercado com profundidade e buscar informações que na maioria das vezes irão tirar você da zona de conforto. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar você nessa jornada. São elas:

Saiba quem são as empresas de referência no seu mercado de atuação

Cá não estamos falando somente de concorrentes, mas sim das empresas que são referência no seu mercado de atuação.

Quem é a maior empresa? A mais inovadora? A que mais se destaca?

Por exemplo, se você tem uma lanchonete, buscar saber as estratégias das grandes redes de lanchonetes pode ser um ótimo caminho. Conheça os principais players do mercado, a sua história e suas estratégias, pois, fazendo isso você poderá olhar com outros olhos para a sua veras e fabricar um banco de dados com várias ideias que poderão ser implementadas diretamente no seu negócio.

Saiba quem são seus concorrentes

Agora estamos falando do seu concorrente direto, aquela empresa que compete diretamente no seu mercado, que procura o mesmo cliente que sua empresa e que vende diretamente para seu provável cliente.

Por mais multíplice que seja, é importante saber seus concorrentes, seus produtos, suas estratégias, propostas e modos de atuação. Para conseguir essas informações não é necessário ser um espião, basta algumas ações muito simples porquê acessar o site da empresa e seguir as empresas nas redes sociais.

Agindo dessa forma você poderá escoltar de perto os passos do seu concorrente e permanecer prestes para atuar no seu mercado.

Busque saber seu cliente ideal

Isso pode parecer óbvio, mas acredite, muitas empresas não conhecem em profundidade os seus clientes.

Qual é seu gênero, idade e classe social? Onde eles moram? Porquê se comportam? Quais suas principais necessidades? Quais as principais dores do seu cliente? E principalmente, por que seu resultado ou serviço resolve o problema do seu cliente?

Estas perguntas ajudarão você a edificar a persona ideal de seu cliente, e poderá guiar as suas ações desde a geração de novos produtos até desenvolver uma informação que realmente faça sentido a eles.

Saiba qual problema seu resultado resolve

Pode parecer estranho, mas muitos empreendedores não têm perspicuidade da solução que seu resultado ou serviço oferece. Por isso é importante uma estudo dos principais benefícios do seu resultado ou serviço e entender qual é a dor do cliente que ele procura resolver.

Seu resultado é o mais custoso? O mais barato? O mais inovador? O mais tradicional? Não é provável que uma empresa tenha sucesso sem saber as características e diferenciais daquilo que ela se propõe a oferecer.

Assim, é necessário sinceridade para responder se seu resultado ou serviço realmente cumpre o que promete e realmente é eficiente em entender as necessidades de seu cliente.

Conheça o propósito do seu negócio

Tão importante quanto saber seu mercado e seus concorrentes, é ter uma nitidez do propósito do seu negócio. O propósito do seu negócio é que irá gerar valor, engajar o seu público e poderá até mesmo inspirar as pessoas ao seu volta.

Para ter nitidez do seu propósito, é preciso, antes de saber “o que se vende”, entender o “porque se vende”. O “porquê” é a chave meão para que sua empresa deixe de vender um resultado que poderá ser somente um commoditie, para vender uma solução que faça a diferença na vida de seu cliente.

Não tenha dúvidas de que, em um mercado altamente competitivo, saber a veras do seu mercado e também ter perspicuidade do seu propósito, são condições imprescindíveis para gerar uma estratégia de prolongamento e de geração de valor para sua empresa.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre porquê empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma dependência de marketing em Americana


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